Publicado em: 18 set. 2025 | 00h48 (horário de Brasília, BR)
Com organização elogiada, a competição reuniu os damistas mais destacados do país com confrontos que atraíram público de não praticantes na Galeria 360
No domingo, 14, realizou-se, pelo segundo ano consecutivo, o Torneio dos 20 Melhores da República Dominicana. “A ideia de organização do mesmo surgiu como uma iniciativa para retomar alguns eventos em que competiam os 30 melhores do país, como uma iniciativa de Andrés Carrasco – um dos gestores que fundaram nossa federação, juntamente com Miguél López”, comentou o Mestre de Federação (MF) Amaury Peralta, presidente da Federación Dominicana de Juego de Damas o Tablero (FEDOJDATA) e organizador do evento.
Diferentemente dos torneios promovidos por Carrasco, nos quais os damistas eram convidados, “existe agora uma regra de classificação dos 20 melhores, considerando-se os últimos dois anos: classificam-se os 10 primeiros do campeonato nacional, levando em conta os melhores ratings ativos do país e seus títulos; também se incluem os damistas que mais se destacaram no torneio nacional por equipes, além do desempenho internacional”, explicou Peralta.
O torneio ocorreu na Galeria 360, em Santo Domingo, capital do país. O espaço, moderno e diversificado em opções de lojas e de lazer para a família, foi abrilhantado com a realização da competição, divulgando o Jogo de Damas para os não praticantes, que pararam para assistir alguns dos confrontos. “O evento deste ano foi um sucesso, superando o anterior. O objetivo é que seja realizado em um local diferente a cada ano. Ele foi disputado em um dos locais mais importantes do país, e isto já é uma conquista que nos cedam um espaço”, acrescentou Amaury Peralta.
O torneio foi organizado em nove rodadas, com tempo de 10+10, e contou com a arbitragem de Eliezer Sánchez Encarnación. O campeão foi o Mestre Internacional (MI) Ángel Mejía, que somou 12 pontos, conquistando 3 vitórias e 6 empates. “O evento foi excelente. Meu presidente está fazendo um grande trabalho para o desenvolvimento da Damas na República Dominicana. Todos os dias estamos fazendo o nosso melhor”, destacou Mejía.
Israel Tapia conquistou o segundo lugar, também com 12 pontos. Ele venceu 4 rodadas, empatou 4 e perdeu 1. “Pessoalmente, achei que foi um evento majestoso! A ordem, a disciplina, os preparativos, os árbitros de qualidade, tudo estava em ótimas condições”, elogiou Israel. O MI Oliver Nuñez – campeão nacional de 2024 –, Amaury Peralta e Kenndy Ventura ocuparam, respectivamente, a terceira, a quarta e a quinta colocações, somando 11 pontos cada.
O evento foi reconhecido pela Fédération Mondiale du Jeu de Dames (FMJD) e contou com o rating no jogo rápido. Os resultados dos emparceiramentos de cada rodada e a classificação final podem ser consultados no website da FMJD.