Publicado em: 4 nov. 2025 | 23h15 (horário de Brasília, BR)
Camaronês vence a série A do torneio francês de Damas de 100 casas, disputado por 26 jogadores de quatro países
Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, a cidade de Montpellier, na França, sediou a série A do Open-Montpellier de Damas de 100 casas. O evento foi realizado em sete rodadas, com tempo de jogo de 1h20 + 1’, e contou com a arbitragem de Robert Croc.
A competição reuniu 26 participantes representando Camarões, Costa do Marfim, França e Holanda. O camaronês Grande Mestre Internacional (GMI) Jean Marc Ndjofang conquistou o primeiro lugar, somando 11 pontos, com quatro vitórias e três empates.
O francês GMI Arnaud Cordier ficou em segundo lugar, também com 11 pontos e o mesmo número de vitórias e empates do campeão. Os dois se enfrentaram na sexta rodada, em uma partida que terminou empatada.
O costa-marfinense Mestre de Federação (MF) Ladji Fofana conquistou o terceiro lugar, com 10 pontos, três vitórias e quatro empates. Na sequência, o MF Anthony Alavoine, da França, completou o pódio com o mesmo número de pontos, vitórias e empates.
Com a vitória no Open, Jean Marc Ndjofang soma mais um capítulo à sua sólida trajetória nas Damas de 100 casas. Ele foi campeão mundial de Damas Internacional em 2017, na categoria blitz, na Turquia. Em 2000 e 2010, conquistou o título africano na categoria clássica, e em 2016 e 2018, na categoria blitz, consolidando-se como uma das principais referências do esporte africano na modalidade.