Publicado em: 25 nov. 2025 | 23h57 (horário de Brasília, BR)

Augusto Carvalho é campeão do Grimberg

MI Augusto Carvalho supera o MI Vinícius Damir e conquista o título do 24º Open Carlos Grimberg, em Minas Gerais

Atletas no 24º Open Carlos Grimberg. Fonte: José Wanderson Alves de Oliveira. 2025.

Nos dias 22 e 23 de novembro, realizou-se a 24ª edição do Open Carlos Grimberg de Damas de 64 casas. Belo Horizonte (MG) é o coração da competição, que tradicionalmente ocorre ao final do ano, em novembro ou dezembro. O evento é organizado pela Federação dos Jogos de Damas em Minas Gerais (FJDMG) e integra o calendário anual da entidade.

A disputa ocorreu em nove rodadas, com tempo de reflexão de 15+5, e contou com a arbitragem de Leandro Bruno Felício. Ao todo, 25 atletas de diferentes estados participaram do torneio, sendo a maioria de Minas Gerais.

O Mestre Internacional (MI) Augusto Amílcar Mariano de Carvalho foi o campeão, somando dezesseis pontos, com sete vitórias e dois empates. Augusto é o atleta com mais títulos nacionais na Damas de 64 casas, sendo octacampeão brasileiro.

A segunda colocação ficou com o MI Vinícius Damir Pereira da Silva, pentacampeão brasileiro. Ele também fez dezesseis pontos, mas com campanha distinta: obteve oito vitórias e sofreu apenas uma derrota — justamente para Augusto Carvalho, na quinta rodada. Damir é um dos maiores vencedores do Grimberg, acumulando nove títulos, incluindo o de 2024. 

O terceiro lugar foi conquistado por Maurélio Paula Alves, que somou doze pontos, com quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Do quarto ao sexto lugares ficaram, respectivamente: José Carlos Alves, Neyson Torres Ribeiro e Cenílio Alves Teixeira — presidente da FJDMG —, todos com onze pontos, resultado de quatro vitórias, três empates e duas derrotas.

Classificação final do 24º Open Grimberg. Fonte: Leandro Bruno Felício/ FJDMG. 2025.

A tradição do Grimberg e a memória preservada

O Open Carlos Grimberg permanece sendo realizado de forma regular graças aos contínuos esforços da Federação Mineira. “Este torneio foi idealizado por mim para que não apagassem a memória de um grande damista. Este foi um entre os vários torneios que fizemos. Só não realizamos em 2020, devido à pandemia”, afirmou Cenílio Alves Teixeira.

Em 2023, o evento recebeu a russa Grande Mestra Internacional Feminina (GMIF) Tamara Tansykkuzhina, sete vezes campeã mundial de Damas de 100 casas, fortalecendo a cooperação cultural e esportiva entre Brasil e Rússia.

O tesoureiro da entidade, Ronaldo Rezende, também avaliou positivamente a edição deste ano. “O torneio de 2025, de fato, foi excelente. Tivemos a presença do Mestre Augusto, Mestre Vinícius e do Mestre José Carlos Alves, que ajudaram a abrilhantar ainda mais o evento. Vários damistas chegaram até o Mestre Cenílio tecendo elogios à organização. Enfim, foram momentos maravilhosos”, destacou Rezende.

A conquista de Augusto e suas raízes em Minas

Embora não tenha participado de todas as edições do Grimberg, Augusto Carvalho tem uma forte relação afetiva com a comunidade mineira. “Para mim é uma satisfação vir aqui. O Bar do senhor Pedro [local da competição] traz boas recordações. O pessoal me conhece e gosta muito de mim aqui, principalmente o senhor Pedro. Então, eu ganhar este torneio não tem explicação. Nada paga o que eu sinto, de tanto passar aqui quando ia jogar Brasileiro, Jogos Regionais, Jogos Abertos. Eu sempre passava aqui, na ida ou na volta. Sempre fui muito bem recebido por ele”, comentou o campeão.

Este é o primeiro título de Augusto no Grimberg. No confronto entre gerações — e apesar de Vinícius Damir aparecer como um dos favoritos —, a vitória de Augusto evidencia sua qualidade técnica, consistência competitiva e longa experiência na modalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *