Publicado em: 8 out. 2024 | 23h28 (horário de Brasília, BR)
No dia 25 de agosto, realizou-se a Taça Dr. Miguel Cavalcante de Jogo de Damas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas.
O Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas, foi palco da Taça Dr. Miguel Cavalcante de Jogo de Damas, que ocorreu no domingo, 25 de agosto, e homenageou o Mestre Internacional Miguel Cavalcante da Silva. O evento foi organizado pelos damistas de Alagoas e contou com o apoio da Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (FEXEAL) e da família do homenageado.
A Taça Dr. Miguel Cavalcante de Jogo de Damas foi realizada em sete rodadas, com tempo de jogo de 12+1”, na Damas de 64 casas, usando o sistema de Tablita, e teve como árbitro o damista Jean Carlos Bomfim da Silva, que também colaborou na organização.
Participaram 29 damistas do estado, representando as cidades de Maceió, Rio Largo, Viçosa, Messias, Penedo e São Miguel dos Campos, e 1 de Campina Grande (PB), que foi prestigiar o evento.
Os damistas de Maceió tiveram um bom desempenho no evento. Adeildo Lira Silva terminou com 11 pontos, conquistando o título de campeão da Taça, ganhando 4 rodadas e empatando 3. Wellington Monte de Paula e Cícero Antônio Alves da Silva foram o segundo e o terceiro colocados, com 10 pontos cada.
O evento contou com premiação em dinheiro, troféus e medalhas. Os participantes foram presenteados com os livros do homenageado, que é autor de várias obras sobre o Jogo de Damas, dentre elas, Estudos de Damas à francesa (1967), Fantásticas proezas no Jogo de Damas (1987), Outros primores do Jogo de Damas (1995) e Eternas Belezas do Jogo de Damas (2006).
Miguel Cavalcante conquistou vários títulos, dentre eles, o de campeão do XV Campeonato Brasileiro de Jogo de Damas de 64 casas, em 1987, realizado em Caxambu (MG). Em 1990, recebeu o título de Mestre Internacional (MI) pela International Draughts Federation (IDF).
Cavalcante é um incentivador da prática do Jogo de Damas, colaborando com a promoção de eventos nacionais, como as duas edições da Copa Brasil, em agosto de 2009 e em março de 2010, realizadas em Maceió, nas quais ele foi patrocinador, e oficializadas pela Confederação Brasileira de Damas (CBD).
A homenagem que os damistas de Alagoas organizaram é digna de nota, considerando a trajetória profissional e intelectual do grande mestre Miguel Cavalcante em prol do fortalecimento e difusão do Jogo de Damas, enquanto esporte e espaço de uma identidade esportiva que vem se consolidando no Brasil.
Respostas de 6
Excelente!! Parabéns pela Matéria e muito obrigado!!
Bela homenagem ao nosso mestre dr. Miguel Cavalcante,
Sinto-me honrado em fazer parte desse momento histórico, obrigado ao dr. Miguel e sua família.
Excelente matéria!!
Um exemploo de vida grande professor de Damas e varios livros escrito e lido por o brasil a fora parabens doutor miguel
Foi excelente o torneio
Homenagem merecida.
Conheci pessoalmente Dr. Miguel Cavalcante em 2008, em Ceilândia/DF, que comprou vários livros “Seja um campeão de damas” para me ajudar, que foi um incentivo, ele que é cultura, com vários livros publicados.
Muito justa e bonita homenagem pra esse senhor que é uma lenda da dama brasileira.