Publicado em: 22 nov. 2025 | 16h55 (horário de Brasília, BR)
10ª edição do evento reúne 67 participantes e tem atleta ucraniano como grande vencedor
Entre os dias 9 e 16 de novembro, o distrito de Liandu, em Lishui, na China, sediou a décima edição do Xingqiu Cup de Damas Internacional. O evento foi disputado em nove rodadas, com tempo de reflexão de 1h30 e arbitragem de Peng Chen.
A competição reuniu 67 participantes, homens e mulheres, representando 11 federações. Apesar do número expressivo de inscritos, a edição teve participação menor que a de 2024, quando o torneio contou com 82 jogadores.
A disputa foi bem equilibrada até o último lance. Os nove melhores colocados terminaram com 12 pontos, somando três vitórias e seis empates cada, o que levou a definição do pódio aos critérios de desempate.
O ucraniano Grande Mestre Internacional (GMI) Yuri Anikeev consagrou-se campeão. Em 2024, Anikeev havia terminado na quarta colocação, também com a mesma pontuação do vencedor. Com o título deste ano, ele acrescenta mais uma conquista à sua trajetória consolidada na modalidade.
O holandês GMI Wouter Sipma ficou com a segunda colocação. Ele empatou com Anikeev na sexta rodada. “Foi um evento bem organizado. A competição foi muito acirrada até o final. Nenhum jogador conseguiu dominar completamente, e, por isso, qualquer um poderia vencer”, avaliou Sipma.
O GMI Jan Groenendijk, também da Holanda, foi o terceiro colocado. Ele é bicampeão mundial de Damas Internacional, com títulos conquistados em 2024 e 2025.
Da quarta à nona colocação ficaram o GMI Guntis Valneris (Letônia), GMI Jitse Slump (Holanda), Mestre Internacional (MI) Simon Harmsma (Holanda), GMI Martijn Van Ijzendoorn (Holanda) – campeão do Open em 2024 –, GMI Alexander Shvartsman (Israel) e a chinesa Grande Mestra Internacional Feminina (GMIF) Saiya Gangsuhe.
Na categoria feminina, Saiya Gangsuhe foi a campeã, alcançando a melhor classificação entre as dez mulheres participantes. A polonesa GMIF Natalia Sadowska terminou em segundo lugar (16ª na geral), com 11 pontos — quatro vitórias, três empates e duas derrotas. A ucraniana GMI Viktoriya Motrichko completou o pódio feminino ao finalizar em terceiro lugar (17ª no geral), também com 11 pontos, com três vitórias, cinco empates e uma derrota.
O evento também premiou atletas até 14 anos de idade. No masculino, o campeão foi o chinês Haodong Zhu, com oito pontos. No feminino, a chinesa Xinyue Wang também venceu ao somar oito pontos.
O percurso até o título
Em depoimento ao Damas Sem Gambitos, o campeão detalhou sua trajetória até a vitória: “É um torneio regular. Já houve 10 edições deste evento. Um torneio muito bem organizado. Boas condições, bons prêmios — uma etapa da Copa do Mundo. Não é a primeira vez que eu jogo aqui; talvez seja a sexta vez que participo. E, como de costume, jogadores fortes vêm, especialmente da Holanda. Eles sempre enviam muitos jogadores — grandes mestres, campeões mundiais.
Anikeev destacou que sua campanha começou de forma positiva: “Eu comecei o torneio bem nas duas primeiras rodadas contra jogadores chineses. Normalmente, não jogo bem contra chineses. É difícil vencê-los; eles são bastante fortes. Mas, desta vez, tive um pouco de sorte e mudei meu estilo. Joguei de um jeito que não é comum para mim — joguei rodeando, cercando — e deu certo”.
Ele também ressaltou a vitória decisiva: “E o que foi decisivo é que eu venci um terceiro chinês. Não lembro em qual rodada. Chenfan Wang — um jogador bastante forte. Ele não perde com frequência, é um dos melhores jogadores da China. E era uma posição interessante. Eu também joguei cercando e finalmente consegui vencer”.
Sobre a conquista do torneio, explicou: “Depois disso, somei mais três pontos. E, finalmente, com mais três pontos, eu me tornei campeão. Normalmente, com mais quatro pontos garante o primeiro lugar, mas desta vez foi difícil ganhar muitas partidas. Então, fiquei apenas com mais três, e os outros jogos terminaram em empate contra jogadores holandeses. Nós jogamos partidas interessantes, que terminaram empatadas. E, na última rodada, talvez houvesse algumas chances, mas também empatou. E fiquei com uma pequena vantagem de pontos sobre meu oponente. Então, eu me tornei o campeão”.