I Open Havana de Damas Internacional na América

Campeões pan-americanos participam do I Open Havana de Damas Internacional, que será realizado em Cuba, entre os dias 1 e 8 de agosto de 2024.

Fotografia do GMI Allan Silva no 22º Pan-Americano, Costa Rica, 2024. Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba, SP.

A República de Cuba ou Cuba é um país que está situado no Mar do Caribe, na América Central e Caribe. O sistema esportivo em Cuba, nos últimos 60 anos, foi comprometido pelo bloqueio econômico e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América (EUA), que impactou diretamente no setor econômico das organizações esportivas e no desenvolvimento do esporte no país. Apesar das dificuldades, os gestores esportivos cubanos têm organizado estratégias para a promoção da prática esportiva e ter uma boa representação no cenário esportivo internacional cada vez mais competitivo.

Uma das iniciativas que se soma ao esforço cubano para fomentar a prática esportiva, especialmente o Jogo de Damas na região, é a realização do I Open de Damas Internacional, em Havana, capital de Cuba, entre os dias 1 e 8 de agosto de 2024. O evento está sendo organizado pelo Instituto Nacional de Deportes Educación Física y Recreación (INDER) e pela Federación Cubana de Juego de Damas (FCJD), com o apoio da Pan American Draughts & Checkers Confederation (PAMDCC) e da Fédération Mondiale du Jeu de Dames (FMJD). O I Open Havana terá 9 rodadas, com o tempo de jogo de 1h20min + 1min, no sistema Suíço, e contará com a arbitragem de Pablo Idalberto Capo Pérez, vice-presidente da Federación Cubana.

Gilberto Emilio Segura com a damista brasileira MI Carla Calasans, em Cuba. Fonte: Acervo pessoal de Segura. 2024.

A Federación Cubana é uma das 13 federações nacionais da América filiadas à FMJD, o que demonstra o reduzido número de países do continente promovendo a modalidade a nível internacional e regional. Há poucos Opens sendo organizados no continente, o que reitera a importância da iniciativa cubana. O evento contará com a participação de 25 atletas, sendo 1 do Suriname, 2 da República Dominicana, 2 do Brasil, 3 de Curaçao e 17 de Cuba. Todas as federações são da América.

Entre os atletas participantes, estão Gilberto Emilio Segura, presidente da Federación Cubana, o Mestre de Federação (MF) Amaury Peralta, presidente da Federación Dominicana de Juego de Damas o Tablero (FEDOJDATA), e o MF Clifton Agata, presidente da PAMDCC. O Brasil será representado pelo Grande Mestre Internacional (GMI) Allan Igor Moreno Silva e pela Mestra Internacional (MI) Carla Assunção Calasans, a única mulher que participará do Open. 

Allan Silva e Carla Calasans disputarão com o desafio de manter o bom desempenho que têm tido em eventos na América, pois foram campeões do 22th Pan-American Championships (Classic) de Jogo de Damas Internacional 2024, em San José, na Costa Rica.

Respostas de 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress