Trajetória

Pratica o Jogo de Damas desde os 10 anos de idade, tendo participado de competições em Pernambuco (PE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Bahia (BA) e São Paulo (SP). Representa o Nordeste na categoria feminina da modalidade. Foi atleta universitária de Damas e Xadrez pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi atleta da equipe mista de Damas de Guarulhos, Santos, Mogi das Cruzes, Americana e Tatuí nos Jogos Regionais e Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, entre 2009 e 2019, sendo campeã por vários anos. Foi bolsista da Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES), em 2014. Representou o Brasil na Copa Mundial Feminina de Jogo de Damas de 64 casas (Campinas/SP), em 2011, e na 1ª FMJD Cup of Nations Online, em 2020.

Doutoranda na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Pesquisa a história e a gestão da Confederação Brasileira de Damas (CBD) na área de Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte, sendo orientanda da Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão do Esporte (GEPAE) da USP, desde 2019. É sócia da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp), desde 2024. Desenvolve atividades com o Jogo de Damas relacionadas ao ensino da modalidade. É wikimedista, desde 2024, atuando, sobretudo, em verbetes relacionados ao Jogo de Damas e à Gestão do Esporte.

Principais títulos

  • Prêmio Atitude Campeã pelo Governo do Estado de Pernambuco (2011);
  • Bicampeã Pernambucana Feminina de Damas de 64 casas (2012);
  • Campeã dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni (2009, 2014, 2017 e 2018);
  • Campeã do 1º e do 3º Open Brasileiro Feminino de Damas de 64 casas Online (2021);
  • Campeã do Torneio Feminino de Osasco (SP) de Damas de 64 casas Online (2021).

Produções acadêmicas

  • Palestra para crianças na Organização Não Governamental (ONG) Vida – Casa de Apoio (Cotia/SP, 2020);
  • Palestra Esportes da mente: contexto e benefícios para a sociedade (SESC/SP, 2024);
  • Projeto de Extensão Xadrez e Esportes da Mente (UFPR, 2020);
  • Projeto O(a) gestor(a) do esporte no Brasil: perfil, atuação e competências (GEPAE/USP, 2022);
  • Curso de Capacitação de docentes e à comunidade para ensino do Jogo de Damas (Congresso Internacional Online dos Esportes da Mente – VI Simpósio “O Xadrez como inclusão escolar”/ UFPR, 2020);
  • Artigo O jogo de Damas no Brasil: uma análise dos melhores atletas da modalidade (Revista Aedos, 2020);
  • Artigo Pesquisas sobre o Jogo de Damas: uma revisão de literatura (Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 2024);
  • Editoração do livro Gerencia Deportiva en América Latina: escenario y formación acadêmica (Selo História da América Latina, 2022), organizado pela Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos (USP), Prof. Dr. Ary Rocco Jr. (USP), Prof. Dr. Ivan Furegato (USP) e a Profa. Dra. Rosa D’Amico (Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Venezuela).

História do Damas Sem Gambitos

O Damas Sem Gambitos (DSG) foi fundado em 1 de fevereiro de 2021 pela damista e pesquisadora Tatiane Oliveira. A primeira atividade foi realizada no canal do YouTube Damas Sem Gambitos, em 3 de dezembro de 2022, com a live de estreia Mulheres no Jogo de Damas – Brasil, na qual entrevistamos a damista Evelyn Batista. Em 19 de janeiro de 2023, realizamos a primeira live internacional, em espanhol, sendo traduzida para o português, na qual entrevistamos o damista Maickel Garcia sobre o Jogo de Damas em seu país, na República Dominicana. Seguimos com as atividades no canal realizando entrevistas a damistas nacionais e internacionais, nas quintas-feiras, às 19h.

Em 27 de junho de 2024, realizamos no canal a abertura do I Ciclo de Palestras sobre Gestão do Esporte, evento que tem como objetivos discutir sobre temas da Gestão do Esporte e promover o diálogo entre a área acadêmica e os interessados envolvidos com o Esporte. A Profa. Dra. Flávia da Cunha Bastos (USP) foi a conferencista da palestra intitulada A Gestão do Esporte e as tendências da área. O Ciclo de Palestras contará com outras atividades, conforme a programação do evento.

Em 25 de junho, organizamos uma Rifa Solidária entre os amigos para arrecadar recursos para a criação do website, concretizando-se em 13 de julho. O website nasce como um espaço que integra os projetos desenvolvidos pelo Damas Sem Gambitos. Atualmente, fomentamos a nossa comunidade de Gambiteiros e Gambiteiras através de nossas redes sociais, que inclui o canal do YouTube, o grupo do WhatsApp, Instagram, a página do Facebook e o website.

A missão do Damas Sem Gambitos tem como foco o Jogo de Damas, fomentando a produção e a divulgação de conteúdo sobre a modalidade e a construção de uma memória esportiva da Damas. Nossos valores têm como base a união de todos os aficionados pelo Jogo de Damas visando à construção de um espaço de diálogo e de discussão sobre a modalidade, o comprometimento na produção e na divulgação de conteúdo qualificado sobre o Jogo de Damas e a excelência nas ações que desenvolvemos para sermos uma referência na América.

plugins premium WordPress