Publicado em: 12 dez. 2024 | 18h15 (horário de Brasília, BR)
Brasileiros conquistam o ouro no masculino e no feminino no Pan-americano na Costa Rica
O Pan-Americano de Damas Internacional é o campeonato no continente americano que consagra os melhores atletas de Damas da América, no masculino e no feminino. O primeiro Pan-Americano masculino (clássico) ocorreu em 1980, no Suriname, que consagrou o haitiano Mestre de Federação (MF) Robillard Bernard como o primeiro campeão. Entre 1980 e 2024, foram realizadas 22 edições. Na categoria feminina ocorreram 3 edições, em 2018, que consagrou a norte-americana Mestre Internacional Feminina (MIF) Turiy Lublyana como a primeira campeã, em 2022 e em 2024.
Entre os dias 5 a 13 de abril de 2024, em San José, na Costa Rica, realizou-se o 22th Pan-American Championships (Classic), que foi organizado pela Pan American Draughts & Checkers Confederation (PAMDCC) com o apoio da Federación Costarricense de Juego de Damas. Diferentes países enviaram os seus representantes, como Estados Unidos, Panamá e República Dominicana. A delegação brasileira foi composta pelos atletas Marcos Ellerson Azevedo da Silva, Lucas Bicudo Antunes, Mateus Brito Carvalho, Allan Igor Moreno Silva, Ana Beatriz de Moura Monteiro, Carina Assunção Calasans e Carla Assunção Calasans.
O campeonato masculino contou com a presença de 42 atletas. O maranhense e Grande Mestre Internacional (GMI) Allan Silva manteve o seu favoritismo e consagrou-se campeão. Allan Silva já havia conquistado o primeiro título Pan-Americano nesta categoria para o Brasil, em 2011, sendo campeão também nos anos de 2013, 2015 e 2016, e em 2008 ganhou o júnior. O pentacampeão Allan Igor conseguiu bater o recorde de número de títulos na categoria absoluta, passando o tetracampeão norte-americano Iser Kuperman (1922-2006).
No feminino, o campeonato teve a participação de 12 mulheres. A atleta de Birigui (SP) Carla Assunção Calasans conquistou o seu primeiro título internacional, consagrando-se campeã pan-americana. O segundo lugar da competição ficou com a norte-americana Galina Pethukova, e a brasileira Carina Assunção Calasans, irmã gêmea de Carla, ficou em terceiro lugar.
No último dia do evento, ocorreu o 1º Pan-American Championships (Blitz), que contou com a participação de 26 atletas, entre homens e mulheres, no qual sagrou-se campeão o GMI Allan Silva, seguido do MI Souleymane Keita, dos Estados Unidos e do MF Arief Salarbaks, do Suriname, que conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
O Pan-americano 2024 foi histórico para o Brasil, que conquistou o masculino e o feminino. Apesar da falta de suporte para o atleta pela Confederação Brasileira de Damas (CBD), como o suporte financeiro, isto não tem sido um impeditivo para que os damistas de forma individual conquistem títulos internacionais na Damas de 100 casas. O próximo Pan-Americano, que aconteceria no Brasil, foi oficialmente anunciado pela Confederação Pan-Americana que será realizado em Paramaribo, no Suriname, em 2026, e contemplará as categorias feminina, masculino e juvenil, o que põe em xeque a capacidade de articulação da nova gestão da CBD.
Veja a entrevista com os campeões no canal Damas Sem Gambitos