Publicado em: 10 dez. 2024 | 21h42 (horário de Brasília, BR)

“Competir no Nordeste sempre é uma experiência incrível e espero retornar em breve”, diz o campeão brasileiro Vinícius Damir

Depois de uma equilibrada e emocionante disputa na final com Ismael Miranda, Vinícius Damir conquistou o título de campeão do 46º Campeonato Brasileiro de Damas de 64 casas

Disputas da fase final do Campeonato Brasileiro 2024, em Salvador (BA). Ismael Miranda X Vinícius Damir (no tabuleiro da frente) e Allan Igor x Edvaldo Araújo. Fonte: Página do Facebook da Taça Brasil Jogo de Damas. 2024.

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2024, realizou-se em Salvador, Bahia, o 46º Campeonato Brasileiro de Damas de 64 casas, absoluto, que foi organizado e promovido pela Confederação Brasileira de Damas (CBD). O evento ocorreu no Hotel Golden Park Salvador, no bairro da Pituba, e teve como árbitro Alan Bastos Valadares. Foi realizado no sistema de jogo Suíço, na tablita, e dividido em duas fases, sendo a primeira classificatória, com tempo de jogo de 30’ + 3”, que classificou 20 jogadores para as eliminatórias.

Participaram 58 damistas de diferentes estados, sendo a maioria do Nordeste. As regiões Norte e Sul não tiveram representantes. “Esteve presente jogadores de vários estados. No caso da Bahia estar centralizada ajuda bastante na quantidade de estados envolvidos”, comentou o pernambucano Ismael Miranda. “Quanto à minha participação no brasileiro, agradeço gentilmente ao Augusto Carvalho por ter insistido para que eu fosse competir desta vez”, complementou Miranda.

As irmãs gêmeas Carla Assunção Calasans e Carina Assunção Calasans representaram as mulheres, e foi a primeira vez que participaram de evento da modalidade no Nordeste. “Foi uma honra representar as mulheres no campeonato e o meu estado de São Paulo, ainda mais porque éramos só minha irmã e eu por esses grupos. Fazia tempo que eu não jogava a modalidade tablita, não por vontade própria, mas porque são raros os torneios na modalidade, então quando surgiu fiz o possível para participar. Minha colocação ficou abaixo do que eu planejei, mas, no geral, saí muito satisfeita. Foi uma chance de rever velhos amigos, de fortalecer laços no esporte e, acima de tudo, de fazer o que amo: competir”, comentou Carla.

“Minha trajetória no campeonato começou intensa: logo na primeira rodada, fui puxada para enfrentar Vinícius Damir, favorito do torneio, e que seria posteriormente consagrado campeão 2024. Nunca havia disputado um campeonato oficial com tablitas e promotion, o que considerei um desafio a mais. Fiz boas partidas, mas infelizmente cometi alguns erros em algumas finais. Ainda assim, gostei bastante e consegui me desenvolver nas aberturas. Como nunca havia jogado damas no Nordeste, tive a oportunidade de conhecer fortíssimos atletas da região e de todo o Brasil, rever amigos de longa data. Além disso, aproveitei para visitar alguns pontos turísticos e belas praias de Salvador, uma cidade na qual jamais vou esquecer”, elogiou Carina.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a final, e, depois de vários empates, Vinícius Damir, do Rio de Janeiro, consagrou-se campeão ao vencer Ismael Miranda. O terceiro colocado foi o maranhense Allan Igor, que é Grande Mestre Internacional (GMI) na Damas de 100 casas e tem tido um excelente desempenho nos eventos nacionais de 64 casas. Edvaldo Araújo (PB), Adeildo Lira Silva (AL), Robério Barbosa Araújo (PI), Rubem Alexandre Silva (PE) e Augusto Amilcar Mariano de Carvalho (PE) completaram a classificação final dos oito melhores colocados.

“A organização do último campeonato brasileiro de damas foi satisfatória, considerando os desafios comuns em eventos dessa magnitude no país. Houve alguns ajustes a serem feitos nos horários, mas o hotel e a alimentação foram excelentes. O nível técnico da competição estava altíssimo, com a participação de grandes nomes como Augusto Carvalho, Wellington Souza, Allan Igor, Cristóvão Santoro e Ismael Miranda. Com 22 títulos em 25 torneios disputados desde 2021, cheguei ao campeonato como um dos principais candidatos ao título. Foi uma grande alegria conquistar meu terceiro título brasileiro, desta vez em Salvador! A final contra Ismael Miranda foi emocionante e exigiu o máximo de concentração. Competir no Nordeste sempre é uma experiência incrível e espero retornar em breve”, comentou Damir.

“O brasileiro foi bem forte por estar presente vários jogadores de ranking alto, apesar de que alguns não puderam ir. Quanto ao comportamento dos damistas, foi excelente. O respeito das forças existentes prevaleceu! Quanto à arbitragem, trabalhou bem, dentro da normalidade. No todo, a organização estava boa. Acredito que são passos para que possamos aprender a evoluir. Alimentação e hospedagem foram muito boas. Isto foi o que mais marcou”, elogiou Ismael Miranda.

A experiência de ter participado do brasileiro no Nordeste foi marcante para alguns dos damistas que participaram, sendo um dos motivos a boa hospitalidade dos baianos. Outro marco do evento é a realização do Campeonato Brasileiro pela CBD como uma das primeiras ações da nova diretoria, que assumiu a entidade em abril. Um dos desafios da diretoria é reestruturar a gestão da Confederação depois de um longo período de descontinuidades. 

Respostas de 3

  1. Ótima publicação informativa .
    Os esportes da Mente precisam ser mais difundidos para a população, principalmente para os meninos e meninas em fase escolar primária, para que tenhamos no futuro, novos atletas dessa modalidade e também
    Como agregador de valores da boa conduta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress