Publicado em: 25 out. 2024 | 23h07 (horário de Brasília, BR)

"Em casa de ferreiro", nem sempre espeto de pau

Em Moscou, as finais do Clássico do Mundial de 64 casas definiram os campeões, mostrando que as habilidades devem ser usadas com sabedoria

Momento de encerramento do Campeonato Mundial de 64 casas, em Moscou, na Rússia. Fonte: Wdc64.ru. 2024.

O Campeonato Mundial de 64 casas, que foi realizado em Moscou, na Rússia, iniciou-se com as disciplinas Blitz e Rápido. Entre os dias 4 e 8 de setembro, foi realizado o Clássico, com tempo de jogo de 30’ + 15” na regra russa, e organizado no sistema tradicional de duas fases, uma classificatória e a fase das finais com os 8 classificados da primeira etapa.

Os russos foram os campeões do Clássico. No masculino, participaram 46 atletas. GMI Nikolai Struchkov foi o primeiro colocado, terminando com 15 pontos. No seu último jogo, empatou com o GMI Ihar Mikhalchenka (Bielorrúsia) em 1×1 garantindo o título. Mikhalchenka e GMI Damir Rysaev (Rússia) foram o segundo e o terceiro colocados, respectivamente. GMI Andrei Valiuk (Bielorrússia), GMI Roman Shchukin (Rússia), MI Artem Tikhonov (Bielorrússia), GMN Vinícius Damir (Brasil) e GMI Alisher Vinicius (Uzbequistão) completaram a classificação final dos 8 melhores colocados.

O brasileiro Vinícius Damir no Campeonato Mundial de 64 casas. Fonte: Wdc64.ru. 2024.

O brasileiro Vinícius Damir ficou com 13 pontos. Em 11 jogos, obteve 4 vitórias, somando 2 pontos para cada uma; 5 empates, com 1 ponto para cada um; e duas derrotas. No seu último jogo, ganhou para o uzbequitanês GMI Alisher Artikov, garantindo a sétima colocação no Clássico.

Nas três categorias do Campeonato, Damir ficou entre os 8 melhores do mundo, terminando em oitavo colocado no Blitz e em sétimo colocado no Rápido. A participação de Damir no evento foi um marco para o Brasil, que conseguiu enviar um representante para o Mundial por meio da Liga Brasileira de Damas (LBD), que é filiada à International Draughts Federation (IDF).

Momento de premiação das 3 primeiras colocadas do Campeonato Mundial de 64 casas Clássico, em Moscou. Fonte: Wdc.64.ru. 2024.

No feminino, participaram 27 atletas. MI Tunaara Fedorova foi a primeira colocada, terminando com 15 pontos. No seu último jogo, empatou em 1×1 com GMI Viktoryia Nikalayeva (Bielorrússia) garantindo o título de campeã. Nikalayeva e GMI Zhanna Sarshaeva (Rússia) foram a segunda e terceira colocadas, respectivamente. MI Maria Taranina (Bielorrússia), MF Alena Bolshakova (Rússia), MI Ema Sauras (Bielorrússia), GMI Altynay Jumagaldiyeva (Cazaquistão) e MI Nigina Bozorova (Uzbequistão) completaram a classificação final das oito melhores colocadas.

Os russos jogaram em casa. Foi uma vantagem. E demonstraram o excelente nível técnico do país no tabuleiro, conquistando os títulos nas três disciplinas do Mundial, na categoria masculina e na feminina. A única exceção foi no Rápido, no qual teve como campeão o bielorrusso GMI Ihar Mikhalchenka. 

No Clássico, Nikolai Struchkov já havia sido campeão nos anos de 2006, 2007, 2013 e 2014, e conquistou seu quinto título de campeão mundial. E no feminino, a Mestre Internacional Tunaara Fedorova conquistou seu primeiro título do Mundial, e obteve boa colocação no Blitz, ficando com a medalha de bronze.

Veja as outras matérias da cobertura do Mundial de 64 casas:

Vinícius Damir participará do Mundial de 64 casas

Os campeões do Blitz e do Rápido do Mundial de 64 casas

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress