Entre os dias 5 e 15 de setembro, ocorrerá o Campeonato Mundial de Damas de 64 casas para homens e mulheres, que será realizado em Moscou, na Rússia, nas categorias Clássico, com tempo de jogo de 30’ + 15” na regra russa; Rápido, com tempo de 7’ + 3’’ na regra brasileira; e Blitz, com tempo de 3’ + 2” na regra russa. O evento está sendo organizado pela International Draughts Federation (IDF), juntamente com a Russian Draughts Federation, e é o principal campeonato internacional de 64 casas, que consagra os melhores atletas desta modalidade. Na história dos campeonatos mundiais, realizaram-se 17 femininos e 32 masculinos.
Participarão 32 mulheres e 54 homens. Entre os atletas, confirmaram presença o atual campeão mundial masculino da categoria clássica, o GMI Andrei Valiuk, e a atual campeã mundial feminina desta categoria, a GMI Viktoryia Nikalayeva, ambos da Bielorrússia. Serão 27 países representando 4 continentes, entre eles o país sede, que tem a maior delegação, com 17 homens e 16 mulheres inscritos. Alguns países enviaram apenas representante mulher, como é o caso de Angola, Bulgária e Cazaquistão, e outros terão somente representante homem, como Zâmbia, Estados Unidos e Brasil.
Vinícius Damir Pereira da Silva, de 28 anos, natural de São João de Meriti, no Rio de Janeiro, será nosso representante. Antes mesmo de viajar para Moscou, teve que enfrentar vários obstáculos. A Confederação Brasileira de Damas (CBD), órgão máximo da gestão da modalidade, não está filiada à IDF, e, atualmente, não tem uma gestão regularizada. O atleta foi convidado para participar do Mundial porque foi o campeão brasileiro de 2023, no evento organizado pela Liga Brasileira de Damas (LBD), que está filiada à IDF.
O financiamento foi outro obstáculo. Sem acesso a investimentos do Governo, como o Bolsa Atleta, pela qual a modalidade não é beneficiada desde 2015, Damir teve que organizar uma campanha solidária para arrecadar o valor das despesas para o evento, como inscrição para participar das três categorias do campeonato no valor de €180, o equivalente a R$ 1118,00, além das taxas de visto e translado.
“Minhas expectativas são bem positivas devido aos resultados recentes que venho obtendo no Brasil. Desde a última vez em que participei de um campeonato mundial, minha evolução tem sido significativa. Alcancei o rating de 2600 rápido, uma classificação inédita no Brasil na modalidade de Damas de 64 casas. Tenho conseguido evoluir e manter meu nível, sempre figurando entre as primeiras colocações no país”, explicou Vinícius Damir.
“Participar deste mundial será desafiador, uma vez que será realizado na Rússia, país conhecido pelo alto nível técnico no esporte. Além disso, terei que jogar regra russa, com a qual venho me familiarizando ao longo dos últimos dois anos. Inclusive, obtive o 5º lugar em um torneio internacional organizado por Kandaurov, em 2022, sendo o único não russo entre os 10 melhores. Tenho a expectativa de conquistar um lugar no pódio na competição sob a regra brasileira e de obter boas colocações nas partidas regidas pela regra russa”, continuou Damir.
O Mundial é realizado nas regras russa e brasileira, requerendo que os atletas conheçam estas variantes, trazendo mais dificuldades para os representantes dos países que não as praticam. Os 4 primeiros campeonatos clássicos foram realizados na regra brasileira. Em 1996, foi acordado entre o Brasil e a Fédération Mondiale du Jeu de Dames (FMJD) que haveria Campeonato Mundial em Damas Russas nos anos pares e um Campeonato Mundial em regra brasileira nos anos ímpares, o que foi alterado depois.
A cerimônia de abertura do Mundial será na sexta-feira, dia 6, às 6h (horário de Brasília). Neste mesmo dia, ocorrerá o Blitz. No sábado, 7, acontecerá o Rápido. No domingo, 8, terá início o Clássico, que seguirá até o dia 14, sendo 10 rodadas para os homens e 9 rodadas para as mulheres. O Damas Sem Gambitos realizará a cobertura do Mundial informando sobre os resultados e a participação do Brasil no evento.
Respostas de 12
Excelente artigo. Parabéns do Mestre Dami pela façanha! Boa sorte!!
Parabéns GMN Vinicius Damir, Nós do Estado do Ceará-BR estamos na torcida para vc conquistar uma ótima colocações nos três estilos…. Valeu Guriev!
Esse vai longe ,ja é campeao
Bora meu bruxo !
O rio grande do sul está em peso torcendo para vc
Com certeza torcemos que vc traga o mundial para o Brasil .
Mestre Vinícius damir uma lenda na damas
O melhor, sempre aparece.
Vinícius é o melhor damista do Brasil atualmente.
Boa viagem, e que nos represente dignamente, vc merece tudo que vc já conquistou, pois tem uma vida voltada para esse esporte
Boa sorte.
Que bom estar conhecendo o Damassemgambitos.
Acredito que ajudará a preencher lacunas existentes nas informações sobre o Jogo de Damas.
Quanto ao nosso representante, acredito que nos trará resultado honroso.
Vinícius Damir é realmente o melhor do Brasil, na atualidade.
Vai representar bem o nosso país.
Boa sorte mestre!
Damir um Grande jogador e Bom damista estou torcedo por voce mestre god bless you.
diretamente de Mozambique.
Ele é o grande favorito no rápido na regra brasileira. Acho que ganha o rápido e deve ficar bem colocado na regra russa!
Olá! Embora o nível dessa competição seja bem mais forte, acredito que o mestre Vinícius Damir, tenha competência para ficar bem colocado ou até levar o título. Boa sorte mestre.
Vinicius demonstrou uma evolução muito grande, joga em alto nível o jogo de damas.
Tem possibilidades de conseguir ótimos resultados, não será um mero participante.
Vamos lá Guriev!!!!
Desejo boa sorte na competição…..