O GMI Allan Silva está invicto no I Open Havana de Damas Internacional?

O damista brasileiro GMI Allan Silva participou da terceira rodada do Open Havana e se consolida como um dos favoritos ao título.

Da esquerda para a direita: Pablo Idalberto Capo Pérez, Jacek Pawlicki e Gilberto Emilio Segura. Fonte: Eyder. 2024.

No dia 1º de agosto, realizou-se o congresso técnico e a primeira rodada do I Open Havana de Damas Internacional, em Cuba, que terá o encerramento no dia 8. Na primeira rodada, os damistas de mesma nacionalidade se enfrentaram. Nas quatro primeiras mesas, o GMI Allan Silva venceu por 2×0 Carla Calasans, o MF Amaury Peralta venceu por 2×0 o MF Ángel Mejía, e os cubanos MF Walter Chaviano e Erick William empataram, assim como Gilberto Emilio Segura e Yusmany Martinez, somando um ponto cada um na competição.

No dia 2 de agosto, realizaram-se a segunda e a terceira rodadas. Na segunda rodada, Allan Silva venceu por 2×0 o polonês Jacek Pawlicki, presidente da Fédération Mondiale du Jeu de Dames (FMJD). Amaury Peralta conquistou mais uma vitória ao vencer o cubano Eredis Corria por 2×0. Nas três mesas seguintes foram empates: Edward Avila x Gilberto Segura, Jorge Rosales x Walter Chaviano e Eric William x José León.

Um dos confrontos mais aguardados do Open, Brasil e República Dominicana, ocorreu na terceira rodada, entre Allan Silva e Amaury Peralta, com a vitória para o brasileiro. Nesta rodada, o MF Ángel Mejía venceu o cubano Eredis Corria por 2×0, somando 4 pontos na competição, pois também havia vencido a rodada anterior por 2×0 para Humberto Suarez. Algumas das partidas da rodada foram transmitidas ao vivo pelo Fedojdata RD, no YouTube, que é o canal oficial da Federación Dominicana de Juego de Damas o Tablero (FEDOJDATA).

A campeã Pan-americana Carla Calasans no Open Havana. 2024. Fonte: Acervo pessoal da atleta.

Outro destaque da rodada foi o empate de Carla Calasans com o cubano De Oca Gustavo Montes, no qual a damista brasileira, que é a representante das mulheres no evento, conquistou seu primeiro ponto na competição. O Open está sendo uma “experiência única, é um campeonato fortíssimo, com jogadores muito experientes de todo o mundo, já me entregou aprendizados que com certeza levarei para toda a vida”, disse a atleta Carla.

Na quarta rodada, que ocorrerá no sábado, dia 3, Carla Calasans estará de bye, ou seja, como tem um número ímpar de participantes, a cada rodada um jogador ganhará 2 pontos por ficar sem emparceiramento. Allan Silva, que está liderando a competição com 6 pontos, enfrentará o cubano Reynier Verdecia, que ocupa a segunda posição com 5 pontos. O terceiro, quarto e quinto colocados, até o momento com 4 pontos, são Amaury Peralta, Gilberto Segura e José León, respectivamente.

Respostas de 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress